Roberto Bandeira

Roberto Poci Bandeira nasceu em 1959 em São Paulo.

Foi influenciado desde muito cedo pelo pai, fotógrafo amador, ganhando dele sua primeira câmera fotográfica aos cinco anos de idade. Cursou a faculdade de economia e administração, mas em 1984 abandonou-a para se dedicar à fotografia profissional e estudar geografia. Neste ano, fundou a Integração Natureza Produções e Vídeo, dedicada à documentação da natureza.

Trabalhou na documentação da maioria das áreas naturais do Brasil e algumas da América Central e do Norte, entre 1984 e 1987, trabalhou na agência de publicidade do premiado publicitário Washington Olivetto. Em 1995, deu início às atividades da fotolab Laboratório Fotográfico, Espaço Cultural e Estúdio, loja especializada em fotografia e uma das primeiras a desenvolver um sistema de revelação de fotos digitais pela internet.

O amor pela natureza levou também a participar de entidades pela preservação, sendo fundador de várias entidades como PRÓ JUREIA, PRÓ TIETÊ, SOS Mata Atlântica e Projeto Alcatrazes, assumindo cargos na diretoria de algumas delas. Alguns dos principais trabalhos foram feitos em parceria com a Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro – Projeto Alcatrazes, na qual há mais de 20 anos vem participando ativamente na mobilização para a criação de um Parque Nacional no arquipélago, ameaçado pelos bombardeios feitos pela Marinha Brasileira.

Coordenou a equipe de campo do levantamento fundiário para criação da Estação Ecológica Juréia Itatins, para Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

Trabalhou na documentação fotográfica de projetos como Remanescentes da Mata Atlântica em parceria com o Instituto de Pesquisas Espaciais e SOS Mata Atlântica, e ações diretas do Greenpeace.

Mais recentemente, participou das expedições Deserto Das Águas – Lençóis Maranhenses (2001, 2002, 2003, 2009, 2010, 2011), Trópico de Capricórnio – Travessia da América do Sul de carro (2004), Expedição Ambiental de Balão Panda WWF Brasil (2004), Documentação Aérea da Bacia do Rio Miranda – Mato Grosso (2004) e Venezuela Radical – Windsurfe Margarita – mergulho Los Roques (2006).

WhatsApp - fotolab.com.br
Enviar via WhatsApp
error: O conteúdo está protegido!